Dez valores da Aprendizagem Móvel

A característica chave de um aparelho próprio para ser usado na aprendizagem móvel é que ele seja digital; portátil; de uso pessoal; controlado por um usuário e não por uma instituição; tem acesso à internet; possui recursos multimídia e pode facilitar um vasto leque de tarefas, principalmente aquelas relacionadas à comunicação.

Historicamente, os projetos de aprendizagem eletrônica via computador estáticos sofreram muitas restrições por causa do custo relativamente alto de hardware, capacidade de sistemas e largura de banda, questões de segurança e controle sobre o sistema. Em contrapartida, aparelhos móveis pertencem no geral ao usuário/aluno e não ao fornecedor dos materiais de aprendizagem.

Então quais são as 10 áreas nas quais o aprendizado móvel prova seu valor como plataforma de aprendizagem?

Aprendizado Móvel

1. Amplia o alcance da educação – aumentando as chances de formação para alunos que talvez não tenham acesso à escolaridade de alta qualidade, criando fórum pra comunicação entre os alunos e atingindo muito mais pessoas que através de treinamento e aprendizagem tradicional em salas de aula.

2. Facilita aprendizagem personalizada – já que as tecnologias móveis são facilmente portáteis e não excessivamente caras.

3. Ajuda alunos com deficiências – com a integração de alargamento de texto, transcrição de fala, tecnologia de reconhecimento de lugar e de transformação de texto em áudio, os aparelhos móveis podem aprimorar significantemente o aprendizado para alunos com deficiências físicas. Isto se aplica a ambos os grupos: os com poucos e os ricos em recursos.

4. Fornece feedback e avaliações imediatos – mensagens por aparelhos móveis tendem a ser rápidas, confiáveis e menos caras que por outros canais de comunicação, de modo que alunos e educadores estão usando-os cada vez mais para facilitar a troca de informação, dinamizar avaliações e dar a alunos e professores indicadores de progresso imediatos.

5. Possibilita aprendizagem a qualquer hora ou lugar – as pessoas têm seus aparelhos móveis o tempo todo consigo, assim aprendizagem pode acontecer sempre e em qualquer lugar; antes não se pensava isso poder ser a preservação da ‘educação e do aprendizado’.

6. Une aprendizagem formal e informal – utilizando um dispositivo móvel, os alunos podem acessar materiais complementares para esclarecer as ideias introduzidas em sala de aula, garantindo que a aprendizagem que acontece dentro e fora da sala de aula seja mutuamente satisfatória.

7. Garante produtividade das aulas – quando os alunos usam tecnologia móvel para resolver exercícios passivos, como ouvir um texto ou memorizar informações em casa, eles têm mais tempo para discutir ideias, partilhar interpretações diversificadas, trabalhar em conjunto e participar de atividades quando de volta à sala de aula. Então, à primeira vista paradoxo, aprendizagem móvel pode dar às pessoas maiores oportunidades para treinar habilidades complexas necessárias para trabalhar mais produtivamente em conjunto.

8. Apoia a aprendizagem situada – exemplos incluem os ‘guias-áudio‘ oferecidos por museus e galerias de arte; eles dão aos visitantes informações específicas sobre um artefato ou obras de arte enquanto o visitante observa o objeto. Alguns desenvolvedores de material didático, incluindo soluções de aprendizagem exata, criaram sites similares para facilitar aprendizagem em diversas disciplinas, como história ou química.

9. Melhora a aprendizagem contínua – pelo acesso à informações atualizadas através de sistemas de nuvem, independente do hardware usado pelos alunos para o acesso. Já que os materiais de aprendizagem e as informações sobre o progresso dos alunos são armazenados em servidores remotos e não em um único disco rígido, os alunos podem acessar seus materiais de aprendizagem através de diversos dispositivos, como e quando precisarem. Além disso, já que a computação está passando gradualmente para os sistemas de nuvem, os dispositivos não precisam necessariamente de processadores caros para fazer uso de softwares sofisticados. Eles precisam simplesmente ser capazes de estabelecer conexão à internet.

10. Minimiza a interrupção da aprendizagem em áreas de crises – os dispositivos móveis podem ajudar a garantir a educação em tempos de crises por fenômenos naturais ou provocados pelo homem, já que a infraestrutura móvel pode normalmente ser consertada mais fácil e rapidamente que outras estruturas.

Mas apesar de todos estes benefícios, quanto usamos realmente a aprendizagem móvel em nossos programas de treinamento em comunicação? Numa postagem de um usuário em NetDimensions, Mehdi Tounsi – MD Americas & Global Alliances da Speexx – coloca a questão: “Porque aprendizagem móvel ainda não está ‚bombando’?”, ao explicar como aprendizagem móvel pode apoiar os gestores de RH contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais e para um programa de treinamento eficaz.

About the Author:

For over 20 years, Bob Little has specialized in writing about and commentating on, corporate learning – especially e-learning – and technology-related subjects. His work has been published in the UK, Continental Europe, the USA, South America and Australia. You can contact Bob via bob.little@boblittlepr.com or visit his blog.