Recrutamento inteligente na era de Transformação Digital

De acordo com um estudo publicado pela FinancialForce, uma das maiores pedras no sapato dos Recursos Humanos é o “O caos do recrutamento”. Considerando o crescimento econômico dos últimos anos, o volume de admissões aumentou em 20% em 2014 e 2015. Ainda assim, os recursos atribuídos a recrutamento aumentaram apenas em 13%.

Isso deixa um desafio aos gestores de RH: Como realizar recrutamento de forma mais inteligente e eficiente?

A Transformação Digital abriu novas oportunidades para as organizações implementarem estratégias inteligentes de recrutamento. As empresas tem usado complicados sistemas de Gerenciamento de Capital Humano (HCM); baixando os custos dos processos de recrutamento. Mesmo assim, um estudo feito pela Oxford Economics mostra que custos logísticos para se encontrar e integrar um novo funcionário, assim como os custos de perda de produção, giram em torno de surpreendentes 6.000€ por empregado, em média. Isso representa o triplo do orçamento destinado ao treinamento e formação.

Em um cenário ideal, estes custos compensam porque eles enriquecem sua equipe com um novo valioso membro. Entretanto, a realidade é outra. Profissionais de Recursos Humanos afirmam que um dos maiores desafios do recrutamento é garantir alta qualidade na contratação.

Então o que mais os Gestores de HR podem fazer para implementar uma Estratégia Inteligente de Recrutamento em tempos de processo de Seleção Digital?

1. Analisar a Reputação Digital dos candidatos

A revista Harvard Business Review(HBR) afirma: a internet é simplesmente uma vasta rede social que dá às empresas acesso a um enorme banco de talentos, e maiores chances de encontrar o funcionário certo. No entanto, Recrutamento Digital é muito mais do que simplesmente postar uma vaga de emprego no Linkedin. Isso significa também que o currículo tradicional está sendo substituído por dados complexos. Este dados refletem a experiência do indivíduo e sua impressão digital, o que resulta em uma reputação Digital dos candidatos.

Os recrutadores podem usar esses dados para obter uma idéia geral sobre as habilidades dos possíveis candidatos. Correlações entre perfis em mídias sociais podem revelar aspectos importantes, tais como interesses e hobbies, bem como oferecer um panorama da personalidade do candidato.

2. Usar ferramentas de avaliação de competências

A fim de elevar a qualidade de suas contratações, você tem que se assegurar de que as habilidades alegadas pelos candidatos condizam realmente com suas competências. A experiência listada no currículo já não é suficiente para uma compreensão precisa da experiência e das habilidades dos candidatos. Usando uma ferramenta de avaliação pré-contratual, você pode constatar se um candidato é realmente capaz de trabalhar com as ferramentas que ele precisa. Isto permite uma melhor filtragem dos candidatos na fase inicial do processo.

Transferindo isso para o contexto de comunicação empresarial com que a Speexx funciona, as estatísticas mostram que o nível de linguagem informado não coincide com o nível de linguagem real. O candidato geralmente superestima sua capacidade em trabalhar em um determinado idioma. Uma prova de idiomas on-line na fase pré-contratual é uma das maneiras mais fáceis para as empresas filtrarem os melhores candidatos de forma eficiente e objectiva.

Como contratar apenas Super Talentos?

Isso foi para a Speexx a inspiração para o desenvolvimento do Centro de Avaliação de Linguagens(LAC). Desenvolvido para atender a esta necessidade das empresas, o LAC da Speexx é a solução que possibilita Gestores de RH uma avaliação fácil dos candidatos num teste de idiomas on-line. Baseado nos padrões de avaliação do Quadro de Referência Europeu, ele oferece uma avaliação detalhada para recrutamento e gestão de talentos. Avaliando habilidades como vocabulário, fluência e pronúncia, o teste revela as habilidades reais do candidato/empregado, com referência em padrões globais.

(Image SPC)

Grandes organizações precisam às vezes processar milhares de candidaturas em um período de tempo muito curto. Um filtro, como um teste de idioma, reduz drasticamente custos e dá aos gerentes de aquisição de talentos uma chance muito maior de garantir qualidade em suas contratações, convertendo o “caos de recrutamento“ em „Recrutamento Inteligente”.

2016-10-28T11:47:36+00:00

About the Author:

Beate Gallist is Head of Product Management at Speexx. In this role, Beate coordinates the developer team and she is directly involved in designing and creating new learner tools and next generation features for all Speexx solutions.