Crescendo Através dos Desafios

Im um discurso recente de Tim Harford na plataforma TED sobre situações frustrantes que podem levar às mais criativas soluções, Harford cita uma seria de exemplos e testes onde pessoas enfrentam tarefas de diferentes níveis de dificuldade.

Em um destes testes, dois grupos de estudantes receberam a mesma série de exercícios a serem resolvidos com uma pequena diferença: um grupo recebeu os exercícios escritos em letras legíveis e o outro em letras difíceis de ser lidas.

Embora tenha tido este desafio extra e apesar de ter levado mais tempo para completar as tarefas, o segundo grupo atingiu pontuação muito mais alta que o primeiro. Reformulando, os estudantes do segundo grupo estavam numa situação mais difícil por terem que forçar muito mais suas mentes e pensar mais pra primeiro decifrar a tarefa e, mesmo assim, terminaram com resultados melhores.

Harford também fala de exemplos onde músicos profissionais tenham tido que se apresentar com instrumentos danificados e assim terem que evitar certas notas, mas no final terminaram criando obras primas, completamente diferente de suas linhas de trabalho.

Além Daquilo Que é Fácil e Rotineiro

Estes exemplos me levam a pensar sobre como planejamos ‚Aprendizagem & Desenvolvimento‘ e tarefas diárias. Não estou sugerindo que comecemos a colocar desafios escondidos nas rotinas de trabalho em nossas empresas, já que a maioria de nós já tem problemas diários suficientes. Mas a nossa maneira de lidar com estes problemas poderia ser examinada mais detalhadamente.

Pode haver uma forma mais eficiente ou sustentável de lidar com problemas x.y.z.? Às vezes é favorável sair de nossa zona de conforto e questionar a forma de pensar: „sempre fizemos isso assim“.

Senão corre-se o risco de nossas equipes continuarem atuando sempre com o mesmo enfoque e, honestamente, se entediarem em algum momento. E como sabemos, trabalho monótono é um dos mais frequentes motivos para bons funcionários deixarem uma empresa.

Em termos de aprendizagem e desenvolvimento, tirar as pessoas de suas zonas de conforto pode também incentivar inovação. Quando estranhos, com diferentes trajetórias trabalham juntos, pode ser difícel no início, mas também pode revelar-se muito gratificante.

Colaboração Humana Desbloqueia Potencial de Aprendizagem

Comunicar-se com colegas ou clientes internacionalmente pode às vezes tirar os funcionários de suas zonas de conforto. Língua, cultura e fuso horário diferentes também interferem no mix de comunicação. Porém, habilidades de comunicação eficientes são essenciais para o sucesso de organizações que buscam uma vantagem competitiva no mercado global de hoje.

Para conseguir uma estratégia de gerenciamento bem sucedida e com alto retorno de investimento, as empresas têm que agir de acordo com as circunstâncias e previsões atuais. Isso inclui o investimento financeiro correto, maior conscientização sobre as mudanças do mercado e maior adaptabilidade à mudanças, como a adesão à tecnologia móvel e baseada em nuvem.

Mas como toda estratégia nova, ela só faz sentido se houver boa comunicação e apoio da administração. Seus funcionários precisam saber exatamente porque esta tecnologia está sendo adotada e como ela os ajudará em seu trabalho diário.

Encontrar e apresentar exemplos de outras empresas que aderiram a esta estratégia com sucesso é também favorável. Isso não é uma mudança complicada e de alto custo que levará meses para ser implementada. Isso é mais uma mudança sutil de mentalidade que precisa ser bem abordada e que poderia trazer resultados surpreendentes, se for bem feita e apoiada em todos os níveis.

Vai uma famosa citação: „E se você investe em seus funcionários e eles saem?“, „Bem, e se você não investe e eles ficam?“. O que quer que aconteça, aqueles que pensam à frente e encorajam suas equipes a continuar crescendo e aprendendo serão no final os únicos a atrair e manter uma força de trabalho produtiva e motivada.

Experimente Speexx
2016-10-28T11:49:17+00:00

About the Author:

Armin is Founder and President of Speexx, the world’s leading online language learning and business communication skills training service. He writes and occasionally speaks about learning languages online and the secret of the Perfect Blend and global talent management, Speexx, e-learning and generally believes in the power of communication. Follow Armin on Twitter and LinkedIn.